ENCOM 2021 - Programação

Acesse as

Salas Virtuais

Saiba mais sobre as

Plenárias

Is “6G just Another G”?

Bosco Eduardo Fernandes, Strategic Innovation Consultancy (STC)

5G Open Air Interface: Implementation of Synchronization and Cell Search Based on SDR and General Purpose Computer

Elvino S. Sousa, University of Toronto

Leveraging Smart Environments with Internet of Things

Joel J. P. C. Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Programabilidade no Plano de Dados e a Inteligência das Redes

Leandro Cavalcanti de Almeida, IFPB Campus João Pessoa

Body Area Networks: from Applications to Radio Channel Models

Luís Manuel Correia, Universidade de Lisboa

Neuromorphic Learning

Osvaldo Simeone, King's College London

5G uma Nova Rede para um Novo Mundo

José Mechaileh, Instituto Eldorado

Hybrid Precoding for mmWave Systems

Álvaro Ortega, Sidia

Painel de Abertura: Aplicações de Blockchain

  • Guido Lemos de Souza Filho, UFPB
  • Dênio Mariz Timóteo de Sousa, IFPB

Saiba mais sobre os

Minicursos

Projeto de Superfícies Seletiva em Frequência (FSSs) em Microfita Utilizando o Software ANSYS Electronics Desktop (3D) HFSS

Instrutores: Andrécia Pereira da Costa e Juliete da Silva Souza

As superfícies seletivas em frequência, FSSS, vêm despertando a atenção de diversos grupos de pesquisa por suas inúmeras aplicações. Por serem utilizadas com frequência nos serviços de comunicações móveis e as aplicações voltadas para smartphones e tablets (TV digital, geolocalização, serviços de internet, entre outros). Esse minicurso tem como objetivos: Conhecer parâmetros físicos e elétricos para projeto de uma FSS em microfita; Utilizar o software ANSYS Electronics Desktop (3D) HFSS para projeto da FSS; Saber avaliar medidas de desempenho desse tipo de FSS; Apresentar as principais técnicas de construção de uma FSS em microfita.

Desvendando o Gerenciamento de Projetos na Engenharia

Instrutores: Israel Aires Costa Leal

O gerenciamento de projetos possui técnicas e conceitos que são utilizados em todas as áreas do conhecimento, principalmente a engenharia. Esse minicurso tem como objetivos: Apresentar e disseminar práticas de gerenciamento de projetos em engenharia; Compreender o que é Gerenciamento de Projetos; Disseminar as atividades de Gerente de Projetos; Instruir e capacitar os alunos na área de Gerência de Projetos; Construir um plano de Gerenciamento de Projetos.

Planejamento de Redes sem Fio, o que muda nas Redes 5G?

Instrutores: Israel Aires Costa Leal e Lidiano Augusto Nóbrega de Oliveira

O minicurso tem a intenção de apresentar um pouco da fundamentação teórica existente no planejamento de redes sem fio e apresentar as principais diferenças com os atuais padrões de redes 5G. Esse minicurso tem como objetivos: Conceituar técnicas básicas de redes sem fio; Apresentar padrões mais atuais; Mostrar as diferenças com redes 5G.

Aprendizado Federado Aplicado à Internet das Coisas: Fundamentos, Oportunidades e Desafios

Instrutores: Paulo Ribeiro Lins Júnior, Ruan Delgado Gomes, Lucas Emanuel Batista dos Santos e Rychelly Glenneson da Silva Ramos

Nesse minicurso, pretende-se refletir que desafios estão abertos para o uso de aprendizado federado no contexto da Internet das Coisas, a partir da perspectiva da literatura, com relação à eficiência de comunicação, modelos de aprendizado mais eficientes, segurança dos dados compartilhados, entre outros aspectos importantes. O principal objetivo deste minicurso é fornecer uma introdução ao conceito de aprendizado de máquina federado, com foco em aplicações de Internet das Coisas.

Comunicação Inteligente baseada em Aprendizagem Profunda: Desafios e Aplicações na Camada Física

Instrutores: Marcelo Fernandes

A utilização de técnicas de aprendizagem de máquina (Machine Learning – ML) baseadas em aprendizagem profunda (Deep Learning – DL) na camada física de sistemas de comunicação digital tem sido um assunto bastante estudado atualmente. Trabalhos recentes da literatura mostram que as técnicas e algoritmos de DL podem ser utilizadas em várias aplicações associadas a camada física. Este minicurso tem como objetivo apresentar os principais caminhos e desafios associados a utilização de DL na camada física de sistemas de comunicação digital. Serão apresentadas várias aplicações e exemplos da utilização das técnicas de DL.

Saiba mais sobre a

Programação Detalhada

Se não visualizar a programação, baixe o arquivo em PDF clicando AQUI.