Site Certificado

Valid XHTML 1.0 Transitional
CSS válido!

Projeto: CTIC/RNP – Cidades Inteligentes

O projeto de pesquisa busca soluções inovadoras para o uso eficiente do espectro de radiofrequências para cidades inteligentes. A pesquisa visa o compartilhamento do espectro com diversas tecnologias, tais como radiodifusão e BWA, e envolve o desenvolvimento de provas de conceito em que se combinam os sistemas WiMAX e WiFi. O objetivo é resolver problemas das redes de acesso e sua interconexão, para garantir os requisitos de escalabilidade, funcionalidade, desempenho e segurança.

As soluções propostas serão aplicáveis a uma variedade de questões encontradas nas cidades inteligentes, desde redes de acesso à Internet para inclusão digital até aplicações de monitoramento ambiental. Os protocolos serão avaliados e novas versões serão propostas e validadas. Para demonstrar a viabilidade de integração das tecnologias, é proposta uma aplicação de coleta e disseminação de informações sobre as condições de trânsito e das vias para uso pelos motoristas e pelo poder público. A aplicação vai usar redes de sensores e RFID para coletar as informações, que serão disseminadas usando redes WiFi ad hoc e redes metropolitanas.

Propõe-se a criação de uma infra-estrutura energeticamente eficiente, com baixo custo de implantação, para suporte a serviços de utilidade pública oferecidos ao cidadão e ao turista. A infra-estrutura, que também permitirá ao poder público a supervisão dos serviços prestados, consistirá de uma rede em malha sem fio, alimentada por energia solar, que utilizará técnicas modernas de economia de energia e proverá suporte à integração de sensores diversos.

Busca-se desenvolver, integrar e avaliar mecanismos e soluções de software necessárias para viabilizar a rede de sensores como um novo tipo de rede de acesso à Internet. A partir dessa infra-estrutura básica será possível experimentar aplicações distribuídas constituídas por pequenos dispositivos acoplados a objetos ou estruturas maiores, estendendo-os com a capacidade de interagir entre si e com o mundo físico ao redor de forma sensorial e inteligente.

Após a dentificação dos problemas de infra-estrutura de sensoriamento e de comunicação, permitindo integrar o mundo físico ao digital, será disponibilizada a informação para aplicações, agregando valor aos dados brutos coletados. A Internet of Things (IoT) permite a integração dos vários padrões de comunicação e protocolos das diversas tecnologias ubíquas em uma rede ampla e acessível, criando um cenário urbano no qual infraestrutura, serviços e outros elementos presentes no cotidiano do cidadão formem um ecossistema.


Mais detalhes: CIA2

 


Universidade Federal de Campina Grande - Departamento de Engenharia Elétrica
Av. Aprígio Veloso, 882 - Bodocongó - CEP 58109-970
Campina Grande/PB
© Copyright Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - Iecom - 2003-2016.
Desenvolvido por: Byte Systems - Soluções Digitais.